Exames    Home - Exames

Densitometria Óssea

É um exame simples e rápido, que detecta o seu grau de Osteoporose. É feito através de um aparelho capaz de medir a massa óssea de determinados ossos de seu corpo, verificando assim a quantidade de perda óssea e o risco de fratura.

O exame tem duração de aproximadamente 30 minutos e pode ser realizado com qualquer roupa, evitando apenas botões, zíper e fivelas de metal.

Não é necessário preparo especial.

Após o exame médico radiologista usará as imagens obtidas para emitir o relatório, que ficará disponível para o paciente no dia seguinte a realização após as 17:00 hs.

DENSITOMETRIA ÓSSEA - 1 SEGMENTO

1) PREPARO: Exame SEM preparo.

Necessário trazer exames anteriores referentes ao SEGMENTO estudado. Pacientes que fazem uso de medicação para Reposição de Cálcio, solicitar a suspensão da medicação 24 Horas antes.

2) PREPARO para exames com ANESTESIA: Consultar a Coordenação.

DENSITOMETRIA ÓSSEA - 2 SEGMENTOS

1) PREPARO: Exame SEM preparo.

2) PREPARO para exames com ANESTESIA: Consultar a Coordenação.

Ecodoppler

É um exame realizado utilizando o aparelho de Ultrassom que estuda o fluxo de vasos sanguíneos (artérias e veias). São diagnosticados dilatações, obstrução e estreitamentos (devido a depósito de placas de gordura - aterosclerose), e presença de varizes e trombos. É um método simples, eficaz e indolor.

Não é necessário preparo especial.

Duração de aproximadamente 30 minutos.

Mamografia Digital

É uma radiografia da mama, onde a imagem produzida ajuda a detectar alterações. As Mamografias podem revelar anomalias, tanto benignas quanto malignas, até dois anos antes que seu médico possa percebê-las. A mamografia é o melhor exame de rastreamento para lesões malignas e pré-malignas.

O que detectar?

- Anomalias detectadas em fase inicial, aumentam as chances do tratamento.

Quem deve fazer?

- Recomenda-se que as mulheres façam a primeira mamografia aos 35 anos ou 5 anos antes do surgimento de neoplasia maligna em eventual parente de 1º grau (mãe, filha e irmã). A segunda seria feita aos 40 anos e após, essa idade, anualmente, desde que não tenham sido vistas no primeiro exame alterações que exijam controle em menor intervalo.

MAMOGRAFIA

1) PREPARO:

Não utilizar hidratantes ou talco na região a ser analisada.

2) OBSERVAÇÃO:

Para agendamento de Mamografia + Ultrassonografia das mamas agendar primeiro a Mamografia.

TRAZER TODOS OS EXAMES ANTERIORES referentes ao segmento estudado.

Ressonância Magnética

O exame de Ressonância Magnética é um método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e permite retratar imagens de alta definição dos órgãos de seu corpo. O equipamento que realiza o exame trabalha com campo magnético, e, por isso, algumas precauções devem ser tomadas para realização do exame, como não utilizar jóias e maquilagem, entre outros.

Você deverá informar, ao médico ou técnico que opera o equipamento, se usa marcapasso, placa de metal, pino ou qualquer outro implante metálico, válvula cardíaca artificial, grampo de aneurisma ou se já foi ferido durante o serviço militar ou se já trabalhou diretamente em contato com metais. Qualquer peça metálica no corpo pode causar desconforto ou lesão quando em contato com o forte campo magnético do equipamento.

Alguns exames de Ressonância Magnética exigem a administração de um contraste - um líquido que acentua as imagens dos seus órgãos e/ou vasos sanguíneos. Depois do exame, o contraste será eliminado do seu corpo através da urina.

O ponto principal nos preparativos para o exame é não se preocupar. Ele dura pouco tempo, de 20 min a 30 min, é indolor e é um excelente método diagnóstico.

Tomografia Computadorizada

É um dos métodos mais completos na área de diagnósticos por imagem. É um Raio - X computadorizado. O aparelho produz imagens por computador da região a ser examinada, através das quais os médicos podem detectar alterações e doenças do corpo. O exame produz pequena quantidade de radiação, o que não causa qualquer prejuízo ao paciente, além de ter pouco tempo de duração (de 5 a 15 minutos no máximo). É um método simples, eficaz e totalmente indolor.

Como funciona?

- O paciente se deita confortável em uma mesa que desliza através de uma abertura no equipamento de Tomografia. O anel de raio X no interior do Tomógrafo gira em torno da mesa obtendo imagens detalhadas que serão posteriormente analisadas pelo médico radiologista.

- Durante o exame, uma equipe especializada permanecerá em contato constante com o paciente passando instruções.

- Em certos exames pode-se fazer necessário o uso de um meio de contraste para mostrar determinadas lesões e vasos de modo mais claro e preciso.

Ultrassom

É um dos métodos de diagnóstico baseado na observação de imagens a partir da reflexão de ondas sonoras de alta freqüência.

Dentre os exames de diagnósticos por imagem, é um dos métodos mais utilizados no rastreamento de muitas doenças por não ser invasivo, com boa sensibilidade e de baixo custo.

Não se utiliza radiação, facilitando o seu emprego em praticamente todas as áreas da Medicina. O exame é simples eficaz e totalmente indolor

- Alguns exames necessitam de preparo especial.

- Duração de aproximadamente 20 minutos.

- Após o exame o médico usará as imagens obtidas para emitir o relatório que ficará disponível para o paciente em 01 dia útil após a realização.